R24R – Prótese de mama de recuperação rápida
R24R – Prótese de mama com recuperação rápida permite que mulher retorne as atividades com menor tempo de recuperação e pode ser uma excelente alternativa para pacientes com rotina agitada e/ou com filhos pequenos.
Muitas mulheres têm o desejo de colocar as próteses de mamas de silicone, mas o pós-operatório e processo de recuperação preocupam e influenciam na decisão de em qual momento fazer a cirurgia.
A técnica de colocação das próteses R24R (real 24 recovery) pode amenizar os receios de muitos desses pacientes que desejam colocar as próteses, permitindo com que a paciente receba alta algumas horas após a cirurgia já com os braços livres!!
Entenda melhor sobre essa técnica e como ela funciona.
Prótese de mama com recuperação rápida R24R: como funciona o procedimento?
O processo de recuperação rápida começa já na consulta pré-operatória! Quando a paciente terá um maior conhecimento sobre todas as etapas que passará e entenderá qual o papel da sua participação ativa no processo de recuperação.
Além disso, é na consulta pré-operatória que e feita a escolha dos implantes de silicone. E isso é decidido não apenas de acordo com a vontade da paciente, mas também de acordo com a anatomia da paciente, como sua altura, largura do tórax, e distensibilidade dos tecidos (pele, gordura e glândula mamária). A determinação da prótese para esse tipo de procedimento também é crucial para se reduzir o trauma cirúrgica.
É fundamental que a paciente tire todas as suas dúvidas antes da cirurgia, confie em seu cirurgião e compreenda todo o processo pós-operatório.
A colocação das próteses a partir dessa técnica visa reduzir o trauma cirúrgico e a exposição do implante mamário com o intuito de favorecer o processo de recuperação pós-operatória.
Durante o procedimento são adotados inúmeros protocolos que devem ser rigorosamente seguidos pela equipe médica que visam reduzir o contato da prótese com o sangue e também com o ambiente, assim como amenizar o trauma cirúrgico, as chances de sangramentos e hemorragias. Tudo isso com o objetivo de reduzir o tempo de recuperação da mulher.
Para a realização do procedimento são adotados equipamentos de altíssima precisão com o intuito de reduzir o impacto sobre os tecidos adjacentes. Igualmente são utilizados medicamentos anti-inflamatórios de modo intravenoso e também antibióticos, e os exercícios fisioterapêuticos têm início ainda no centro de operações.
Importante falar que toda a equipe e motivada a realizar o protocolo de recuperação rápida, não apenas os cirurgiões plásticos, mas anestesistas, enfermagem e fisioterapeutas.
Esses são alguns cuidados que reduzem os inchaços e lesões comumente associados ao pós-operatório, diminuindo também possíveis hematomas decorrentes do procedimento.
A técnica para recuperação rápida é segura?
Essa técnica se baseia a partir da rápida recuperação e volta à normalidade logo após a colocação das próteses. Para isso fundamenta-se na em 2 principais pontos: menos trauma e evitar contaminação da prótese com bactérias próprias da flora do seu organismo.
O processo de contaminação ocorreria no momento de colocação da prótese, até mesmo com bactérias próprias da pele ou dúcteis mamários , e para isso, essa técnica de rápida recuperação se desenvolveu com catorze pontos fundamentais que visam evitar a contaminação da paciente durante o implante e promovem alta segurança durante a realização do procedimento.
Dentre os pontos fundamentais podemos destacar, o uso de antibióticos intravenosos no início da cirurgia, a não realização de incisões próximas às axilas assim como ao redor dos mamilos, igualmente o cuidado de protegê-los para evitar bactérias oriundas dos ductos mamários que podem atrapalhar todo o processo da cirurgia R24R.
Outro importante cuidado adotado para o sucesso da técnica consiste na rápida interrupção de qualquer sangramento durante a cirurgia.
Com todos os protocolos seguidos corretamente e com a colaboração da paciente, no dia seguinte à realização da intervenção, 24 horas após a sua realização exatamente, já é possível realizar atividades leves, como levantar os braços, tomar banho, pentear os cabelos, dirigir, pegar pesos até 10kg e atividades similares.
A sigla R24R vem de Real 24 Recovery, a qual podemos livremente traduzir para recuperação em 24 horas, o que de fato ocorre para essa cirurgia, quando todos os seus protocolos são devidamente seguidos pela equipe médica responsável e também pela paciente.
Como a técnica surgiu?
A técnica foi criada pelo cirurgião plástico americano John Tebbetts por volta dos anos 2000. Desde o seu surgimento passou por inúmeros estudos e pesquisas para garantir plena segurança a paciente e igualmente para garantir sua eficácia no tocante a rápida recuperação das mulheres submetidas ao procedimento.
Hoje, a técnica de colocação das próteses de mama a partir da técnica R24R já não é mais uma novidade na medicina, sendo uma técnica já bem consolidada no mercado e entre os profissionais.
Indicações para a realização da R24R
A técnica é indicada especialmente para pacientes que com pouco tecido mamário que querem aumentar o volume de suas mamas.
Acaba sendo uma técnica extremamente bem-vinda para pacientes que possuem uma rotina muito corrida e não podem passar muito tempo paradas uma vez que o pós-operatório do procedimento habitual para colocação do silicone deixa a mulher em recuperação por um período relativamente longo.
Benefícios da R24R
O principal benefício da realização do implante a partir da técnica de rápida recuperação, é o retorno da mulher às suas atividades normais. Praticamente todas as mulheres conseguem retornar às suas atividades já no dia seguinte à realização do procedimento.
Quando a mamoplastia de aumento é realizada por meio do procedimento tradicional leva em média uma semana pelo menos para que a mulher possa voltar à rotina.
Entretanto, algumas das atividades podem ser retomadas em um tempo menor, mas ainda assim, a partir do procedimento tradicional o tempo de repouso é maior que o tempo de recuperação com a técnica R24R.
Os benefícios da técnica podem ser descritos da seguinte maneira:
- redução das chances de desenvolvimento de hematomas e inchaços no pós-operatório;
- menores chances de eventuais complicações oriundas da cirurgia;
- redução das chances de infecções ou rejeição da prótese;
- cicatrização em menos tempo;
- diminuição da dor e também do desconforto no pós-cirúrgico.
Dessa forma, a técnica R24R é extremamente vantajosa e traz uma série de benefícios especialmente no pós-operatório, se mostrando uma opção vantajosa para mulheres com a rotina corrida, que não possuem disponibilidade para um prazo de recuperação tão longo, bem como para pacientes com alta sensibilidade à dor.
A técnica se mostra igualmente interessante para mulheres que desejam usufruir rapidamente dos efeitos do procedimento.
É necessário consultar um cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ele poderá avaliar se o procedimento é viável para o caso.