Reconstrução de mamária

Deixe sua mensagem

(11) 97401- 8836

Reconstrução mamária: o que é e como funciona?

A reconstrução mamária é um tipo de cirurgia plástica que geralmente é feita em mulheres que precisaram passar por uma mastectomia, um procedimento que corresponde à remoção (parcial ou total) da mama.

Este procedimento tem como principal objetivo reconstruir a mama de mulheres mastectomizadas, sempre levando em consideração o tamanho, forma e aparência do órgão retirado, para melhorar a autoestima e a qualidade de vida da mulher.

Conheça mais sobre este procedimento!

Tipos de reconstrução mamária

Hoje em dia, existem dois principais tipos de reconstrução mamária que podem ser feitas, elas são:

• Reconstrução com Implantes: consiste em colocar um implante de silicone debaixo da pele, simulando a forma natural da mama;
    • Reconstrução com Retalhos autólogos: é realizado um transplante de pele, gordura e às vezes, músculo, de uma região, mais comumente do abdome ou das costas, para a mama.

O tipo de reconstrução mamária deverá ser discutido com o médico, pois ele pode variar de acordo com os objetivos da mulher.

Quais os cuidados após realizar a cirurgia?

Após a reconstrução mamária ser realizada, curativos são feitos e é recomendado a utilização de uma bandagem elástica ou sutiã para diminuir o inchaço e sustentar a mama reconstruída.

O médico pode recomendar o uso de medicamentos para diminuir o risco de infecções e as dores pós-cirúrgicas.

Um período de repouso relativo de 14 dias geralmente é recomendado.

Vantagens de cada um dos tipos da reconstrução mamária

Cada um dos tipos de reconstrução oferece diferentes vantagens. Veja as principais delas:

Reconstrução com implante

• Cirurgia mais rápida;
    • Cirurgia mais simples;
    • Recuperação menos dolorosa e em menos tempo;

Reconstrução com retalho

• Resultados mais duradouros,
    • Menos necessidade de várias cirurgias futuras;
    • Menor risco de problemas ao longo do tempo;
    • Aparência mais natural.

É possível afirmar que ambas as versões oferecem uma qualidade de vida muito melhor para quem passou pela mastectomia.

No entanto, faça acompanhamento médico antes de tomar a decisão de realizar este procedimento para que você entre na sala de cirurgia sem nenhum tipo de dúvida.cirurgia