Skip links
Tratamento com Colágeno

Quando iniciar o tratamento com colágeno?

Tratamento com colágeno

Após os 30 anos, é comum sentir a pele sem tanta firmeza, viço e sustentação. Isso acontece porque, naturalmente, a capacidade de renovação celular diminui, assim como a produção de colágeno. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, importante para atuar na sustentação da pele. Ela está presente em vários tecidos, como unhas, cabelos, ossos e tendões. Mas infelizmente, a partir dos 30 anos, a sua produção cai muito, e se torna ainda mais acelerada após a menopausa. O resultado é uma pele com menos brilho, viço, luminosidade e sustentação. A boa notícia é que existem formas de estimular o colágeno nas camadas mais profundas da pele, de forma eficiente e com resultados naturais. Continue a leitura e conheça algumas alternativas.

Bioestimuladores de colágeno: o que são e como funcionam? 

Bioestimuladores de colágeno são substâncias biocompatíveis, ou seja, são reconhecidas pelo corpo, que atuam provocando uma reação inflamatória controlada, estimulando a produção natural de colágeno pelo organismo. O objetivo deste tratamento é formar um “banco de colágeno” natural que vai devolvendo firmeza à pele, dando um aspecto rejuvenescido e até diminuindo rugas, cicatrizes e estrias. O procedimento estimula o corpo a produzir mais colágeno por até 6 meses após a aplicação, retardando e prevenindo o processo de envelhecimento natural.

E quais são os principais bioestimuladores de colágeno?

As substâncias mais utilizada como bioestimuladores são o ácido poli-L-Láctico, conhecido como Sculptra, que atua na camada mais profunda da pele estimulando as células que produzem o colágeno, os chamados fibroblastos. Além do ácido poli-L-Láctico, a hidroxiapatita de cálcio também é muito utilizada, sendo mais conhecida pelo nome comercial de Radiesse, e atua de maneira semelhante ao Sculptra.

A escolha entre uma substância ou outra vai variar muito de acordo com a experiência do profissional e o objetivo do tratamento.

Conheça os Fios de PDO

Um procedimento minimamente invasivo, os Fios de PDO também são conhecidos pelo seu potencial de estimular a produção de colágeno. PDO vem da substância que compõe os fios, polidioxanona, 100% absorvível, e que vai estimular a produção de colágeno por meio do processo de cicatrização.

Existem vários tipos de fios, sendo os mais utilizados os lisos e os espiculados, mas a escolha do melhor tipo depende da área a ser tratada. Os fios lisos estimulam a produção de colágeno e, dependendo da técnica utilizada, podem criar uma trama de contenção dos tecidos flácidos. 

Já os fios espiculados têm mais efeito de tração, ajudando a elevar regiões muito flácidas e a reposicionar estruturas. 

Os Fios de PDO de tração vão realizar o lifting da área, e além disso, vão estimular a produção de colágeno quando forem absorvidos pelo corpo, proporcionando efeitos naturais e duradouros. O procedimento também levanta as maçãs do rosto, deixa o contorno do rosto e do pescoço mais definidos, e auxilia no tratamento da papada. Para uso corporal, pode ser utilizado como uma opção de tratamento do abdome nos casos de “umbigo triste”, flacidez dos braços, coxas, entre outras indicações.

 As principais recomendações para o uso de Fios de PDO são:

  • Suavização de rugas e marcas;
  • Flacidez do rosto e pescoço;
  • Efeito lifting facial;
  • Melhora do contorno;
  • Flacidez do pescoço;
  • Rugas e sulcos da face.

Quando começar a fazer o estímulo de colágeno?

A partir dos 25 anos, a pele vai diminuindo sua capacidade de renovação celular e de produzir colágeno como antes. Aos 30 anos é esperado que a gente comece a sentir os efeitos cumulativos do envelhecimento. Portanto, esta é a idade para iniciar o tratamento com colágeno e acompanhamento com um Dermatologista, pois assim é possível começar a tratar e suavizar marcas, rugas, flacidez e principalmente tratar a qualidade da sua pele desde o princípio. Lembrando que cada pessoa é única e uma pele é diferente da outra. O dermatologista é o médico especialista para analisar o seu caso e combinar os procedimentos certos para o tratamento. As chances de bons resultados são muito maiores quando o tratamento começa cedo e com as indicações corretas.

Gostou do assunto? Agora você sabe porque o colágeno é importante para a pele e como ter mais dessa proteína no organismo. Para continuar se informando sobre bioestimuladores e outros procedimentos estéticos, continue navegando no blog e agende sua consulta para esclarecer dúvidas

Fale conosco pelo WhatsApp