Home » Cirurgia Plástica » Cruroplastia
Cruroplastia
O que é cruroplastia?
A cruroplastia ou o lifting de coxas, é uma cirurgia de remoção do excesso de pele (flacidez cutânea) e gordura da face interna da perna.
O procedimento também é conhecido como dermolipectomia crural ou dermolipectomia em coxas.
As características da pele desta região fazem com que a área esteja bastante vulnerável para ptose (queda) por flacidez em função da perda ou do ganho de peso e também do envelhecimento.
Existem alguns casos em que a flacidez pode surgir precocemente em pacientes jovens (até 35 anos), em decorrência da sua genética ou então de uma obesidade infantil.
Quais são os casos tratados pela cruroplastia?
A cruroplastia pode ser procurada para tratar de três tipos de níveis do problema, veja:
Primeiro nível
Quando a pessoa apresenta um aumento de gordura, sem flacidez de pele e sem queda dos tecidos. Essa condição é mais frequente em jovens e muitas vezes pode ser tratada apenas com lipoaspiração.
Segundo nível
O quadro apresenta uma flacidez leve da pele, com ou sem o aumento de gordura, com uma queda discreta dos tecidos. Nesses casos podemos fazer uma cruroplastia com cicatrizes escondidas na região inguinal (virilhas) ou, em casos selecionados, podemos tratar utilizando tecnologias para retração de pele, como a radiofreqüência bipolar (Bodytite – InMode) ou jato de plasma (Renuvion), associado a lipoaspiração, evitando cicatrizes.
Terceiro nível
O terceiro nível tratado pela cruroplastia é quando existe uma flacidez de pele moderada ou grande, com ou sem o aumento de gordura. Nesses casos, associamos lipoaspiração quando existe gordura localizada na região e muitas vezes precisamos fazer, além da ressecção de pele horizontal (que resulta na cicatriz localizada na virilha), uma ressecção de pele vertical, resultando numa cicatriz vertical na região medial das coxas. Nesses casos, muitas vezes associamos tecnologias de retração de pele (Bodytite / Renuvion) para um melhor resultado e contorno corporal.
Como a cruroplastia é feita?
O tipo de técnica escolhida para fazer a cruroplastia dependerá de cada um dos casos.
Para pacientes que possuem gordura, mas não têm flacidez, apenas a lipoaspiração pode ser suficiente, não precisando de um lifting crural.
No entanto, quando o excesso de pele existe, tecnologias para retração de pele ou mesmo a ressecção de pele com cirurgia já passa a ser mais indicado, pois oferece um melhor resultado.
O trabalho é executado a partir de incisões que são feitas na linha da virilha e na região interna da coxa. Na sequência todo o excesso de pele será retirado e procede-se então a sutura por planos e curativos.
O procedimento dura em média de 2 a 3 horas e sua recuperação requer bastante cuidados e repouso, demorando em média de 10 a 14 dias para retorno as atividades mais leves.